Responsabilidade civil
responsabilidadecivil

Seguro POSI - Public Offering Securities Insurance

A solução em seguros para ofertas públicas

A taxa básica de juros em patamares historicamente baixos favorece o ambiente de negócios e tem levado muitas empresas a recorrer ao mercado de ações para se capitalizarem. Embora essa seja uma ótima notícia, é preciso lembrar também que fazer um IPO (Initial Public Offering) é um processo que apresenta riscos e requer muita cautela e diligência, por ser altamente regulamentado e fiscalizado pelos órgãos reguladores do mercado de capitais.

A legislação brasileira prevê a responsabilidade dos executivos envolvidos no processo de oferta pública. É comum que os executivos acreditem que estão protegidos de eventuais reclamações com um seguro de responsabilidade civil D&O, mas a apólice padrão exclui a cobertura para ofertas públicas de ações.

Nesse contexto, a solução ideal para proteger os profissionais de problemas relacionados a esse processo é Seguro POSI (Public Offering Securities Insurance), um seguro desenhado especialmente para essa finalidade. A Swiss Re Corporate Solutions disponibiliza essa solução, de forma totalmente customizada, de acordo com as necessidades específicas do cliente.

Neste artigo, detalhamos melhor o funcionamento do produto e mostramos quais são as vantagens que ele traz. Acompanhe!

Quais são as coberturas do seguro para ofertas públicas POSI?

O processo de emissão de ações está sujeito a erros como qualquer outro. A equipe que elabora o prospecto pode errar o valuation e a precificação de ativos, pode haver falha na publicação do prospecto, vazamento de informações sobre a oferta ou, ainda, o banco coordenador da oferta pode divulgar alguma informação prévia sem autorização da empresa. O Seguro POSI existe justamente para oferecer proteção contra esses riscos.

Veja a seguir algumas coberturas nas quais os executivos encontrarão proteção ao contratar o Seguro POSI:

  • custos de defesa;
  • custos de investigação;
  • responsabilidade por declarações incorretas no Prospecto;
  • responsabilidade relativa a todos os aspectos da oferta pública, incluindo processo de tomada de decisão, preparação, prospecto, declarações orais e roadshows.

A indenização pode ser usada tanto para arcar com os custos de defesa quanto para cobrir quaisquer danos resultantes da reclamação contra a parte segurada.

Quem deve contratar esse tipo de seguro?

A apólice padrão é voltada para os executivos, mas também é possível estender a cobertura à empresa e aos acionistas emissores e/ou vendedores das ações. O seguro pode ser contratado tanto para ofertas públicas iniciais (IPOs) quanto para ofertas subsequentes (follow-ons).

Qual a vigência da apólice?

A apólice do POSI tem vigência de 12 meses, mas é possível estender esse prazo por mais três ou quatro anos. Assim, estando ou não o executivo na empresa nesse período, ele estará protegido de qualquer risco relacionado à emissão de ações coberta por aquela apólice.

Como contratar o Seguro POSI?

A Swiss Re Corporate Solutions é uma das poucas seguradoras do mercado que oferece esse tipo de seguro. Como se trata de um produto complexo e bastante sofisticado, a solução é totalmente customizada, de acordo com as necessidades do cliente.

Marina Neufeld Schechner, Head Casualty & FinPro da Swiss Re Corporate Solutuions, destaca que, nesse aspecto, a Swiss Re Corporate Solutions conta com um diferencial importante: “somos uma grande multinacional, com 150 anos de história. Por isso, pudemos contar com a expertise dos profissionais do Grupo Swiss Re para nos ajudar a desenhar uma solução que realmente atenda às necessidades dos clientes”.

Entre em contato!

Agora você já sabe como funciona o seguro POSI e conhece os benefícios que ele pode oferecer. Quer mais informações sobre o assunto? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Fale Conosco

Uma equipe altamente especializada com profunda experiência neste mercado é responsável pelo desenvolvimento e gestão de nossos seguros que podem ser facilmente contratados via corretor habilitado.

Corretores Cadastrados - Clique aqui para iniciar uma cotação

Ainda não é um corretor cadastrado e deseja se tornar um? Clique aqui

Se interessou pelo produto mas ainda não tem um corretor especializado? Clique aqui

Tags