Kit de autorização para trabalho a quente

É necessário emitir uma autorização para a realização de trabalho a quente sempre que uma operação envolver a utilização de chamas abertas ou produzir calor ou faíscas, tais como, solda, corte com uso de maçarico, ou esmerilhamento.

Formulários de autorizações

Manter um estoque adequado de formulários de autorização para trabalhos a quente.

Arquivamento dos formulários de autorizações encerrados

Arquive todas as autorizações concluídas em uma área designada para fins de auditoria e revisão. Assegure o arquivamento de ambas as vias da autorização.

Solicitação de novos kits

Para solicitar novos kits de autorização para trabalhos a quente entrar em contato com a área de Risk Engineering Services da Swiss Re Corporate Solutions, ou com seu corretor de seguros.

Precisa de formulários de autorização com urgência?

Imprima uma cópia do formulário de autorização digital, cujo download pode ser feito através da página na internet da Swiss Re Corporate Solutions.

Instruções para impressão do formulário de autorização digital

Imprima o formulário de autorização, dobre ao meio na linha tracejada, e corte-o em duas partes.

Certifique-se de que todos os dados foram impressos nas duas vias.

Novas Autorizações

Quando devo usar este procedimento?

Sempre que ocorrer operação de trabalho a quente, independentemente do motivo ou duração.

O trabalho a quente inclui, entre outros:

  • soldas
  • operações com chama aberta
  • aplicação de maçarico em forros e telhados
  • aplicação de maçarico em tubulações
  • corte e esmerilhamento
  • qualquer operação que possa produzir faíscas ou calor

Não é necessário o emprego da autorização se a área for designada exclusivamente para trabalhos a quente e que obedeça aos seguintes critérios:

  • ocupação e construção totalmente incombustíveis, inclusive o isolamento térmico, caso houver.
  • haja cortinas para solda com comprimento até o chão ou barreiras sólidas incombustíveis para separar o local de realização do trabalho a quente de outras áreas.
  • líquidos inflamáveis e combustíveis devem ser armazenados em armários aprovados para tal finalidade.
  • existência de um programa regular de limpeza e inspeção planejado para assegurar que os critérios estejam sendo atendidos.

Quem deve emitir a autorização?

As autorizações para trabalhos a quente devem ser emitidas por pessoa devidamente capacitada e autorizada a fazê-lo.

Prestadores de serviços, funcionários temporários ou funcionários terceirizados (externos) não devem ser selecionados como responsável pela autorização.

Cumprimento das precauções contidas no formulário de autorização

O responsável pela autorização deve assegurar-se de que todas as precauções sejam tomadas antes da emissão da autorização. A pessoa que realizar o trabalho é responsável pela manutenção de todas as precauções acordadas na autorização assinada a fim de assegurar condições seguras para a condução do trabalho a quente.

O trabalho deve ser interrompido imediatamente quando o responsável pela autorização identificar uma alteração nas condições de risco ou se as precauções não estiverem sendo cumpridas.

Por que devo usar esta autorização?

Trabalhos a quente constituem uma das principais fontes de ignição que dão origem a grandes incêndios. Tais ocorrências podem ser controladas por sprinklers ou pela brigada de incêndio, mas os danos causados pela fumaça e pela água geralmente são substanciais.

A maior ameaça ocorre quando o incêndio foge do controle e se propaga por todas as instalações, resultando em perda total.

Na maioria dos casos, se não em todos, perdas podem ser completamente evitadas com métodos de trabalho seguros, uma política sólida para autorizar a realização de trabalhos a quente e sua observância pela gerência e pelos funcionários.

A autorização serve como mecanismo de alerta e de informação para prestadores de serviços, funcionários, bem como para o responsável por outorgá-la, na medida em que contém um conjunto de precauções a ser tomadas para evitar a ocorrência de um incêndio.

Assim que uma autorização de trabalho a quente entra em vigor, precauções necessárias deverão ser tomadas. Os sistemas de proteção contra incêndio devem estar ativos e a vigilância contra incêndio deve estar presente com um extintor de incêndio em perfeito funcionamento e pronto para uso.

Emissão da autorização

As autorizações devem ser emitidas apenas por pessoas devidamente credenciadas e autorizadas a fazê-lo. As seguintes precauções devem ser tomadas:

  • Preencher todos os campos de um novo formulário de autorização.
  • Confirmar fisicamente que todas as precauções tenham sido tomadas. 
  • Arquivar a autorização afixando o seu verso no local onde o trabalho a quente estiver sendo executado.

Vigilância contra incêndio e monitoramento regular 

É obrigatória a vigilância contra incêndio ao longo da realização de todo o trabalho a quente, inclusive durante os intervalos e após o trabalho ter sido concluído. Após a conclusão do trabalho, e durante o período de monitoramento, deve-se verificar se existe a possibilidade de reignição, ou do desenvolvimento de um processo de combustão espontânea.

O período de vigilância contra incêndio deve ser de, no mínimo, 60 minutos. Será necessária uma avaliação de riscos para determinar o período adequado para monitoramento regular. Ver a tabela abaixo.

Local do trabalho a quente 

A área num raio de 10 metros ao redor do local onde está sendo realizado o trabalho a quente é considerada como área crítica. É importante assegurar que todos os combustíveis, inflamáveis e atmosferas explosivas sejam eliminados antes do início do trabalho.

Autorizações em Vigor

Antes da realização do trabalho a quente

  • Assegure-se de que todas áreas envolvidas estejam cientes dos períodos de vigilância contra incêndio e monitoramento regular exigidos. Planeje para que o trabalho autorizado esteja totalmente concluído antes do final do expediente, incluindo o período de monitoramento.
  • Certifique-se de que não haja desativação dos equipamentos de proteção contra incêndio que protegem a área em questão, tais como hidrantes, sprinklers ou sistemas de supressão a gás.
  • Pode-se desativar o sistema de detecção no local de execução do trabalho a quente, caso houver risco de alarme indevido.
  • Certifique-se de que seja providenciada vigilância contra incêndio permanente, com um extintor portátil exclusivo.

Durante a realização do trabalho a quente 

  • Assegurar que uma via da autorização seja afixada próxima ao local onde o trabalho a quente estiver sendo executado e outra seja arquivada.
  • A pessoa a cargo da vigilância contra incêndio deve estar alerta e preparada, com um extintor durante todo o tempo, inclusive durante os intervalos e por 60 minutos após a conclusão do trabalho.
  • Se as condições de risco sofrerem alteração enquanto a autorização estiver em vigor, o trabalho a quente deve ser interrompido e o responsável pela autorização deve encerrar a autorização e emitir outra, conforme seja necessário.
  • As autorizações são válidas para um único dia útil, e devem ser totalmente concluídas e encerradas antes do final do expediente.

Após o término do trabalho a quente 

  • Completar um período de 60 minutos de vigilância contra incêndio e monitoramento regular conforme abaixo.
  • Restaurar os sistemas automáticos de detecção de fumaça ou calor que eventualmente tenham sido desativados durante o trabalho.

Encerramento da autorização

A autorização deve ser encerrada quando:

  • Tenham sido concluídos os períodos de vigilância contra incêndio e monitoramento regular exigidos após o término do trabalho.
  • O responsável pela autorização tenha inspecionado a área de trabalho a quente e recebido ambas as vias da autorização devidamente encerradas.
  • Todos os campos, datas e horários da autorização tenham sido devidamente preenchidos e assinados.

Duração mínima do monitoramento regular

Combustibilidade da Construção e Ocupação

Construção Incombustível

Construção Combustível

Ocupação Incombustível

60 minutos

90 minutos

Ocupação Combustível

90 minutos

180 minutos

Frequência do monitoramento regular

Detecção de fumaça ou de calor na área

Frequência mínima do monitoramento

Sistema de detecção está operante

Revisar a área pelo menos a cada 30 minutos

Detecção inexistente ou inoperante/isolada

Revisar a área pelo menos a cada 15 minutos

Further Information

Tags

Kit de autorização para trabalho a quente

Conheça os Guias de Prevenção de Perdas