Sistemas fotovoltaicos instalados sobre telhados: riscos de incêndio

Incêndios em painéis fotovoltaicos (FV) montados sobre telhados ou coberturas são raros. Quando acontecem, no entanto, uma combinação de riscos elétricos, materiais combustíveis e acesso limitado pode resultar em perdas significativas. Considerando tratar-se de uma tecnologia relativamente nova e que continua evoluindo, elaboramos este documento que discute os riscos associados a este tipo de instalação, sugerindo medidas de prevenção e controle que visam reduzir a possibilidade de ocorrência de incêndios, bem como seu impacto, caso ocorram.

Tecnologia da luz solar
A indústria da energia solar está em expansão. No final de 2018, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), cerca de 8% da energia elétrica produzida na Alemanha foi gerada através de painéis fotovoltaicos. Na China, o percentual correspondente foi de 3%, mas a capacidade fotovoltaica aumentou mais de quatro vezes entre 2015 e 2018, convertendo este país no maior produtor de energia fotovoltaica do planeta.

A maioria das plantas fotovoltaicas está localizada em regiões quentes e secas. Em áreas mais temperadas, a indústria fotovoltaica está presente em menor escala e frequentemente através de configurações mais simples, com painéis solares montados sobre telhados de edificações.

Estes sistemas têm três características definidoras de risco: (1) instalação de componentes elétricos em locais expostos e geralmente de difícil acesso; (2) carga combustível adicional, o que aumenta o risco de propagação do fogo; e (3) instalações elétricas difíceis de isolar, o que pode retardar o combate ao fogo por parte do corpo de bombeiros.

Frequentemente, os sistemas FV montados em coberturas de edifícios estão fora do alcance de sistemas tradicionais de detecção e combate ao fogo, como sistemas de sprinklers e detecção de incêndio. Existem poucas informações sobre incêndios em painéis fotovoltaicos instalados sobre coberturas de prédios. O Centro Nacional de Dados de Incêndio dos Estados Unidos não monitora incêndios em painéis fotovoltaicos, arquivando-os como sendo de “outras” causas. Por exemplo, um incidente importante reportado foi a destruição de um armazém de 30.000 m² em Nova Jersey em 2013, em que os bombeiros decidiram não combater o fogo no telhado.

Durante um período de dez anos até 2017, as autoridades japonesas relataram 127 incidentes com sistemas fotovoltaicos (nem todos foram incêndios), sendo que houve 7 ocorrências em que o fogo se propagou pelo telhado do edifício.

O grupo alemão Fraunhofer registrou 350 incêndios relacionados a sistemas fotovoltaicos durante 20 anos até 2019, incluindo 10 casos de perda total da construção. Conforme reportado por John Weaver, PV Magazine, no final de 2018, havia cerca de 1,4 milhão de instalações de sistemas fotovoltaicos na Alemanha. 

Estes números não incluem perdas associadas a incêndios relativamente pequenos. Interromper as operações, mesmo após um pequeno incidente, pode custar caro. Além disso, os sistemas fotovoltaicos  instalados sobre telhados são expostos a intempéries, o que também pode contribuir para o risco de incêndio.

Leia mais na publicação.

Tags

Sistemas fotovoltaicos instalados sobre telhados: riscos de incêndio

Conheça os Guias de Prevenção de Perdas