Restaurando a resiliência: a necessidade de recarregar a capacidade de absorção de choques

Desde a pandemia da Covid-19 até a guerra na Ucrânia e a alta inflação que já dura 40 anos nas principais economias, o mundo enfrentou choques extraordinários nos cinco anos desde que lançamos nossa pesquisa anual sobre lacunas de resiliência e proteção.

Dadas as mudanças nas políticas econômicas em resposta aos choques, é importante entendermos o que impulsiona a absorção de riscos, a contribuição do seguro e as ações que podemos tomar para restaurar a resiliência.

Medimos a resiliência como a capacidade de uma economia, empresa ou família de resistir a um choque financeiro inesperado, como uma catástrofe natural ou a morte de um chefe de família. Nosso índice de resiliência macroeconômica capta o grau em que uma economia pode resistir a um choque, como uma recessão; e nossos índices de resiliência de seguros medem como o seguro contribui para manter a estabilidade financeira das famílias e das empresas, transferindo ou absorvendo os principais riscos à vida, à saúde e à propriedade. A lacuna de proteção é a parte não segurada ou não protegida dos recursos necessários para mitigar totalmente um risco.

(tradução livre de sigma I Restoring resilience I Swiss Re Institute | Swiss Re)

Baixe o nosso relatório em inglês.

 

sigma Restaurando a resiliência