Mapeamento da descarbonização: progresso para o net zero através das lentes do investimento

A partir deste ano, o mundo ainda precisa investir cumulativamente mais de 270 trilhões de dólares em ações de descarbonização para que as ambições net zero 2050 possam ser cumpridas. Com nosso primeiro "rastreador de descarbonização" da indústria, monitoramos o progresso da descarbonização através da lente do investimento. A novidade de nossa abordagem é que coletamos as necessidades de investimento estimadas existentes e as comparamos com os investimentos feitos até hoje. Isto proporciona uma visão para o progresso ainda necessário para chegar ao net zero, assim como a magnitude da incerteza.

Nossa estimativa de diferença de USD 271 trilhões exclui os investimentos no setor de combustíveis fósseis que ainda serão realizados nos próximos anos. Isso traduz em uma diferença média anual de investimento de 9,4 trilhões de dólares entre 2022 e 2050, supondo que os investimentos sejam distribuídos igualmente ao longo dos anos.

Embora seja um número grande, isto provavelmente representa o limite inferior da faixa associada de incerteza. Não menos importante porque abrange apenas os setores de energia, transporte, construção e indústria, o que significa que nosso estudo representa ao máximo 70% das emissões globais de gases de efeito estufa. Desses quatro, a maior lacuna no investimento é no setor de transportes.

A tarefa de fechar a grande lacuna de investimento até 2050 é, em nosso ponto de vista, possível. Por exemplo, a manutenção dos gastos atuais preencheria um terço da lacuna. Outros 10% poderiam ser preenchidos realocando uma parcela viável dos gastos ativos de alta para baixa emissão. Muito do investimento incremental necessário – quase 5 trilhões de dólares em média anualmente – pode ser fornecido alinhando os investimentos do setor privado com as ambições climáticas, como, entre outros, através da expansão do mercado de títulos verdes.

"O mercado de títulos verdes ainda representa menos de 2% do calor do mercado global de títulos: ele é muito pequeno. É necessária uma ação mais forte para reduzir as barreiras ao investimento e a convergência internacional na taxonomia para investimentos climáticos e verdes", declara Jerome-Jean Haegeli, Swiss Re Group Chief Economist.

Faz sentido fazer isso. Cada dólar investido hoje significa perdas menores no PIB do futuro. De fato, no seguimento de nosso relatório The Economics of Climate Change em 2021, constatamos que as perdas do PIB mitigadas a fechar a lacuna d investimento até 2050 equivalem essencialmente à necessidade incremental de investimento. Em outras palavras, o fechamento da lacuna se pagará por si só.

 

(Tradução livre de artigo publicado em inglês)