Swiss Re Corporate Solutions aposta na América Latina

Produtos personalizados, ampla rede de distribuição e investimento em tecnologia fortalecem presença da seguradora no Brasil e em países latinos

A Swiss Re Corporate Solutions tem investido fortemente no Brasil e na América Latina nos últimos anos. Integrante do Grupo Swiss Re (que possui mais de 150 anos e está presente em mais de 80 países), a Swiss Re Corporate Solutions incorpora a expertise global do Grupo e reconhece o potencial de crescimento em gerenciamento de riscos nos países latino-americanos, especialmente no Brasil.

Hoje, os resultados provam que a Swiss Re Corporate Solutions está no caminho certo: Brasil, México, Colômbia possuem uma expressiva representatividade no faturamento global do Grupo. De acordo com Angelo Colombo, CEO para a América Latina, dentre os países latino-americanos, o Brasil é a nação que apresenta maior potencial quando tratamos de seguros corporativos.  

“Quando o assunto é mercado emergente ou high growth market, como tratamos internamente, não tem como deixar o Brasil de fora. Fizemos grandes investimentos e as expectativas são as melhores para os próximos anos, mesmo com todos os desafios macroeconômicos”, comenta Angelo Colombo.

De acordo com o executivo, três fatores contribuem para o desenvolvimento da seguradora no Brasil e na América Latina: soluções personalizadas para demandas sofisticadas, produtos ágeis para demandas padronizadas (sempre através dos nossos parceiros corretores) e forte investimento em tecnologia.

Produtos

A companhia oferece no Brasil e na América Latina produtos que não são de prateleira, ou seja, produtos personalizados de acordo com o perfil de cada cliente, o que permite um preço justo e um atendimento mais qualificado.

No Brasil, segundo Luciano Calheiros, CEO da Swiss Re Corporate Solutions Brasil, os produtos de destaque são: Seguro Garantia, que tende a crescer com a retomada da economia; Seguros de Responsabilidade, que ganharam destaque devido às condenações judiciais de empresas e executivos por prejuízos causados à sociedade ou terceiros ; o Seguro Rural, que atende o setor mais forte da economia brasileira; e o Seguro Transporte, que tende a crescer devido à alta demanda de entregas por meio do e-commerce.

“Temos a solidez financeira do Grupo e o entendimento de que os mercados emergentes demandam soluções específicas. No Brasil, por exemplo, lançamos o seguro paramétrico que protege o faturamento de produtores e empresas contra mudanças climáticas, porque identificamos que no País as regiões possuem diversas alterações, como seca ou excesso de chuva, que podem comprometer o faturamento do cliente”, reforça Angelo Colombo.

Para identificar essas mudanças climáticas e outros impactos no mercado nacional e global de seguros, a Swiss Re Corporate Solutions conta com estudos elaborados pelo Swiss Re Institute. Estas pesquisas são  periodicamente divulgadas ao mercado trazendo dados e históricos de sinistros que acontecem pelo mundo.

O departamento de Serviços de Engenharia de Risco (RES) da Swiss Re Corporate Solutions na América Latina aponta que ter um conhecimento mais amplo e entender os riscos envolvidos em todas as indústrias propicia aos gerentes de riscos a compreensão e o reconhecimento de suas vulnerabilidades, fator crítico no sentido de priorizar o encaminhamento de medidas que promovam a melhoria da qualidade dos riscos.*

Rede de Distribuição

A Swiss Re Corporate Solutions se posicionou estrategicamente no Brasil quando o assunto é rede de distribuição. Por meio da joint venture, realizada em 2017, com a  Bradesco Seguros – que passou a obter 40% de participação acionária na empresa –, a seguradora adquiriu 100% da sua carteira de seguros de grandes riscos, bem como um acesso exclusivo ao seu canal de distribuição composto por mais de 4.581 agências do Banco Bradesco em todo o Brasil e cerca de 40 000 corretores e agentes de seguros cadastrados à Bradesco Seguros. 

A joint venture realizada no Brasil é pioneira para o Grupo Swiss Re e se tornou referência para este tipo de operação.

 “Vejo uma fase muito positiva com a joint venture. O Grupo Bradesco está se transformando como banco e como seguradora, oferecendo soluções digitais, juros competitivos e mantendo a força da marca no Brasil. A Swiss Re Corporate Solutions, por sua vez, consolida a sua credibilidade em oferecer soluções personalizadas para o segmento corporate e soluções padronizadas para os canais massificados, mantendo a excelência no atendimento aos clientes da Bradesco Seguros”, diz Luciano Calheiros.

Investimento no digital

Para atender a capacidade de distribuição de seus produtos através da ampla presença nacional da Bradesco Seguros e facilitar o dia a dia do corretor, a Swiss Re Corporate Solutions investiu, recentemente, em uma nova plataforma de cotação online. Batizada de “Sistema Gerenciador de Seguros”, o sistema oferece uma série de ferramentas para que o corretor possa administrar sua carteira de clientes, gerenciando os históricos, as parcelas em atraso, os seguros contratados, as renovações, entre outros.

O seguro empresarial, D&O – responsabilidade civil para administradores – e agro já são comercializados por meio dessa plataforma. Em breve, outros produtos também serão disponibilizados através dela, como o seguro garantia.

 “Quem investiu e desenvolveu ferramentas para os desafios digitais durante os anos de crise no Brasil terá vantagem competitiva na retomada de crescimento do País”, comenta Colombo.